Categories
General

“Isso Nunca Acontece”

Somos constantemente “informadas” de que nenhum homem “se disfarçaria de mulher”* para acessar mais facilmente nossos espaços separados por sexo e de que nenhuma pessoa do sexo masculino que se autodetermina trans, travesti ou crossdresser jamais foi violenta, exibiu os genitais, agrediu psicológica e fisicamente, tirou fotos sem permissão, intimidou, assediou, estuprou ou assassinou uma mulher. Há os que dizem que, se alguns já fizeram isso, são apenas casos isolados.

Nos dizem que “isso nunca acontece”.

Mulheres em vários países do mundo estão se juntando para, na contramão do liberalismo, publicizar esses casos de violência, unificando suas vozes através da hashtag #ThisNeverHappens. Nós, do Brasil, vamos, através deste perfil, elencar a maior quantidade possível de casos como esses, sempre deixando a fonte da notícia original. Mas entendemos que, ainda que uma única mulher ou criança tenha sido prejudicada ou vítima desse tipo de abuso dos direitos humanos, já seria muito mais do que suficiente para que devêssemos começar a prestar a devida atenção nisso.

Estão exigindo que nossos banheiros, provadores, vestiários, esportes, nossas bolsas escolares, nossas cotas na política,  os abrigos para mulheres sem teto e abrigos para mulheres vítimas de violência doméstica sejam abertos a todos os homens.

Também estão decidindo que pessoas do sexo masculino sejam contadas como mulheres nas estatísticas oficiais, como aquela que diz que apenas 5% dos crimes de homicídio são praticados por mulheres.

Eles não têm consideração ou cuidado com nossas vidas e segurança, e nós vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para que mulheres entendam isso.

Chega! Mulheres têm direito a espaços exclusivos, porque “todo espaço misto apresenta um incremento de violência contra a mulher em comparação aos espaços segregados” (Raquel Rosario Sánchez).

*Os apetrechos físicos roupa, cabelo, salto, maquiagem etc.  são apenas signos superficiais, tradicionalmente associados às mulheres por meio dos papéis sociais do sexo, também conhecidos como papéis de gênero. Mulher não é um disfarce. Mulher não é uma fantasia na cabeça dos homens.